Salve Galera! Hoje eu vou contar a história de uma das melhores empresas do mundo atualmente: Dragon Gate. Eu assisto a Dragon Gate faz um tempo, mas ano passado eu não pude acompanhar ela, mas, de qualquer jeito, não deixei  de pesquisar sobre ela. Caso você queira acompanhar ela (algo que eu recomendo muito), ou já acompanha e quer saber um pouco mais sobre a história da empresa, eu vou fazer uma série de posts contando a história da empresa. Vamos lá !





A Dragon Gate é uma promoção que gosta de referências ao passado, tem mais promos que a maioria das outras promoções de wrestling no Japão, e ela tem um estilo único, no geral, mesmo comparado com outras empresas japonesas como a New Japan. Algumas coisas que vocês deveriam saber sobre a DG : Ela é uma empresa de lucharesu/Juniors (com exceção de alguns, a maioria dos wrestlers da empresa seria considerado Junior em empresas como NOAH,NJPW, etc); ela temuma fanbase sólida e leal (está muito sólida de uns anos pra cá; eles encheram o Korakuen Hall ,na maioria de seus shows, como ninguém); a maioria dos wrestlers do roster estão divididos em 'unidades'(stables); ela apresenta muita comédia (não tanto quanto a DDT, mas certamente mais do que o 'normal' no Japão).Mas, novamente, a Dragon Gate pode parecer complicada para um novo visitante, dado o quanto eles fazem referência ao próprio passado e o quanto os seus angles e storylines são embolados em 'teias' de vários anos atrás, quebra e formação de "unidades", etc. E é por isso que vou fazer esses posts para ser um tippo de "referência"; então, se você começar a assistir os shows da empresa e tiver alguma dúvida, você pode voltar aqui e,talvez, achar a resposta.


Vamos começar com um tópico que eu sinto que é essencial para entender a DG moderna: a história do Toryumon e da divisa de gerações. Grande parte da paisagem recente (e atual) da DG é baseada em torno das gerações e como elas se relacionam. Então, sem saber disso, você está atrás da proverbial "bola 8" (e é impossível discutir sobre as unidades sem falar desta primeiro).

Dragon Gate, para quem não sabe, tem sua história traçada pelo Toryumon System, que foi uma série de promoções (Toryumon Japan, T2P, e Toryumon X) para os alunos do lendário Ultimo Dragón. Eles iam para o México treinar com Ultimo, Skayde (CHIKARA), e outros. Os alunos trabalhavam em shows no México enquanto aprendiam com Dragón (participavam, também, de shows produzidos por Ultimo, chamados de Toryumon Mexico) antes de desembarcar no Japão. A promoção original, e única que operou solidamente, foi a Toryumon Japan. A promoção contou com a primeira geração de alunos do Dragon, bem como não alunos que rapidamente se tornaram regulares, como Masaaki Mochizuki.




A segunda empresa, chamada de Toryumon 2000 Project (ou T2P), seria essencial para vermos os alunos da terceira geração debutar. A empresa se diferenciou da Toryumon Japan, por possuir um ringue de seis lados, muitos anos antes que tal coisa chegue nos EUA na TNA (isso já era usado no México).Seus lutadores também eram diferentes: um estilo de wrestling submission-heavy, chamado "llave". A promoção decorreu do final de 2001 até o início de 2003 e teve muito sucesso, trazendo uma fanbase muito diferente da Toryumon Japan. As duas promoções iriam rivalizar por toda a segunda metade de 2002, culminando em uma luta onde a promoção perdedora teria que "entrar" na outra promoção. T2P perdeu, e teve seu roster "absorvido" pela Toryumon Japan.



A terceira e última promoção foi chamada de Toryumon X. Ao contrário das outras duas, que foram um sucesso sem precedentes quando se tratava de atrair multidões para uma empresa baseada em juniors, Toryumon X foi um completo desastre. Desta vez, a tentativa de diferenciar a empresa das outra, sendo "True Lucha Libre",mas o conceito, desta vez, foi 'ferido' por um roster ruim e personagens horríveis (com muitas 'miniaturas' de wrestlers consagrados pela Toryumon) e wrestlers que não estavam tão preparados como os das antecessoras Toryumon Japan e T2P. A companhia decorreu, apenas, de Agosto de 2003 até Setembro de 2004, mas estavam inativos muito antes do último show em 2004. Diferente da Toryumon Japan e T2P, a interação entre a Toryumon Japan e a X era bem limitada, como todo o sistema Toryumon estava desmoronando enquanto Ultimo Dragon vive seu senho de lutar na WWE. Como você verá no momento em que dividirmos o roster atual em gerações, quase ninguém da Toryumon X foi para a Dragon Gate quando a separação ocorreu em meados de 2004; Naoki Tanizaki foi o único a ir diretamente da X para a Dragon Gate, e KAGETORA viria anos depois, mas foi isso.Em sua maior parte, os wrestlers da Toryumon X foram parar na Michinoku Pro ou outras empresas independentes japonesas. O "ace" da promoção, Taiji Ishimori, tem pelo menos, uma bela carreira na Pro Wrestling NOAH, sendo o atual GHC Junior Heavyweight Champion.

Valeu galera. Para não prolongar muito (mais do que já tá), eu encerro por aqui. Na próxima vez falarei sobre o que aconteceu depois que Ultimo Dragon saiu da Toryumon Japan, e começarei a falar das gerações. Fui!